03/10/10

6ª AULA - A Carta Formal

A carta comercial, de cortesia ou de apresentação



As cartas, que surgem, frequentemente, como textos normativos, podem variar pelo conteúdo e pelos temas. As de cortesia, em geral, podem, de acordo com o conteúdo, ter um número infinito de possibilidades, denominando-se, por exemplo, cartas de felicita¬ção, de recomendação, de pêsames; ou podem abarcar os mais diversos temas, desde os de índole política aos de cariz social, desportivo, religioso, cultural ou outro.

Muitas cartas comerciais dos jovens são de candidatura a emprego, podendo ser de apresentação e/ou pedido de emprego, anúncios e respostas, pedido de informações, reclamações...



Partes e características
A carta comercial, de cortesia ou de apresentação deve ser breve e directa. Além das referidas partes constitutivas de qualquer carta (o cabeçalho, as saudações, o corpo da carta, as despedidas e a assinatura), a carta comercial deve incluir:



a) Cabeçalho:

Possível identificação do emissor (possível logo¬tipo; nome e morada da pessoa ou entidade que escreve a carta);

Local e data:

Destinatário: pessoa ou empresa a quem vai diri¬gida, endereço (que não tem de estar tão completo como no envelope);

Possível referência de classificação ou arquivo. As fórmulas mais comuns são: N/Ref (a nossa refe¬rência); S/Ref (a sua referência);

Com frequência, indicação do assunto, através de uma palavra ou expressão-chave.

b) Saudação inicial - vocativo. Sempre seguido de vírgula (tratamento de cortesia, sem esquecer o cargo da pessoa a quem se dirige). As fórmulas mais comuns, que variam conforme a relação entre emissor e destinatário, são, por exemplo: Excelen¬tíssimo Senhor, Distinta Senhora, Estimado amigo, Querida amiga...

c) Corpo da carta. Contexto ou assunto. Na sua ela¬boração, duas ou três linhas após a saudação, con¬vém ter em conta a clareza, a precisão, a ordem, a coerência e a apresentação. O corpo pode conter introdução (com o motivo do escrito), desenvolvimento (com a narração dos acontecimentos, ideias ou argumentação) e conclusão (com exposição concreta da nossa posição e consequência lógica da exposição).

d) Despedida. De acordo com o grau de confiança, pode terminar com «sinceros cumprimentos», «atentamente», «cordialmente»...

e) Assinatura. Por baixo do nome, muitas vezes, é conveniente escrever o cargo de quem escreve.

f) Se após terminar a carta ficou algum detalhe importante por dizer, insere-se uma notação final chamada P. S. (post-scriptum).

g) Em algumas cartas, em baixo à esquerda, surgem, em maiúsculas, as iniciais da pessoa que redigiu a carta e, em minúsculas, de quem a transcreveu, separadas por uma barra.



Com frequência, nas formas de tratamento, em cartas comerciais, de cortesia ou de apresentação, usa-se a terceira pessoa, no possessivo «Vossa»; e quando falamos de alguém, usaremos a terceira pessoa, possessivo «Sua». Nas formas de tratamento, as (pressões escritas mais usadas são: Excelentíssimo Senhor, Excelentíssima Senhora, Excelência, Ilustríssimo Senhor, Vossa Senhoria, Sua Senhoria, Digníssimo...

Na redacção da carta, convém atender às características do destinatário (cargo que ocupa, nível cultural..); saber o que se quer comunicar; usar de clareza e concisão; evitar o erro ortográfico ou sintáctico.



EXEMPLO 1


José Silva Cardoso
Rua Carvalho dos Santos, nº 22, 2º esq.
1234-432 Oliveira de Cima
                                                                       Oliveira de Cima, 10 de Agosto de 2003



      Ex.mo Senhor
      Presidente da Câmara de Castelo Branco


     Excelência:
    Venho, na qualidade de munícipe e por este meio, dar uma vez mais conhecimento a V. Ex.ª do deplorável estado em que se encontra a rua onde habito, desde as últimas cheias, que tiveram lugar há já oito meses. Intransitável a qualquer veículo e sem iluminação, oferece perigo aos vários utentes, nomeadamente crianças e idosos.
      Certo de que V. Ex.ª está atento aos interesses e necessidades dos munícipes, apresento os meus melhores cumprimentos.



                                                          Subscreve-se respeitosamente

                                                                    José Silva Cardoso

EXEMPLO 2
Carta de candidatura


Uma das cartas mais importantes que se poderá ter de escrever na vida profissional é quando se procura um emprego, seja em resposta a um anúncio ou quando se tem conhecimento de algu¬ma vaga para um lugar que nos interessa.



Esta carta deve ser acompanhada do Curriculum Vítae (ver ficha seguinte) e, normalmente, deve conter:

  • Identificação
- Nome;
- Número, data e local de emissão do Bilhete de Identidade;
- Morada;
- Telefone;
  • Dados solicitados no anúncio:
    - Referência ao nome do jornal, data de publicação, número do Decreto-Lei ou número dereferência do anúncio;
           - Referência ao posto de trabalho a que te candidatas; - Motivos pelos quais te candidatas ao lugar.

  • Habilitações literárias e profissionais (resumidas)
  • Manifestação da tua disponibilidade para uma entrevista
  • Apresentação de cumprimentos e assinatura.

Cada vez mais empresas pedem uma carta manuscrita. A razão deste pedido é a possibilidade de entregarem a carta a grafólogos que estudam um pouco a personalidade da pessoa que escre¬veu a carta.
Portanto, usa uma caligrafia legível, sem erros e nunca em letras maiúsculas. As frases devem ser curtas e o estilo pessoal, directo e incisivo, de modo a motivar o futuro empregador.

EXEMPLO 3

Carta de resposta a um anúncio



Luís Santos
Rua das Flores, nº 10
1100 – LISBOA
                                                                              Lisboa, 20 de Janeiro de 2001



Ex.ºs Senhores

Em resposta ao vosso anúncio de ____________ para o cargo de ____________ na vossa empresa, venho, por este meio, apresentar a minha candidatura ao referido lugar.
Para efeitos de avaliação do meu perfil profissional, junto envio o meu curriculum vitae.
Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada, subscrevo-me com consideração.

                                                               De V. Ex.ªs

                                                               Atentamente

                                                        _________________



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