10/01/11

12º AULA - RENASCIMENTO

Foi um movimento cultural que, articulado com factores sociais, económicos, políticos e religiosos,  criou uma profunda dinâmica na Europa. O berço deste movimento foi em Itália.


 Época em que o saber resulta do estudo conjugado com a experiência e, por isso, um tempo em que se lançam as bases do conhecimento científico. Denomina-se Renascimento em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da Antiguidade Clássica.

Os Descobrimentos Portugueses ocupam o lugar cimeiro de entre as muitas descobertas que o Homem realizou, pois para além de novas terras, novos povos, plantas e animais, acima de tudo desenharam um novo mapa do mundo.

A mentalidade medieval teocêntrica, que colocava Deus no centro da vida e da reflexão humana deu lugar a uma mentalidade antropocêntrica que confere ao Homem o papel de sujeito e de agente de mudança. O Humanista acredita em si, no seu saber e na sua experiência.

O Homem do Renascimento acredita em si mesmo e na sua realização terrena, pois o Homem realiza-se na obra.

As qualidades mais valorizadas passaram a ser a inteligência, o saber e o mérito, veículos para a realização de obras para a posteridade “ O Homem é a medida de todas as coisas.”

Alguns artistas do renascimento que se destacaram para além da literatura foram Leonardo Da Vinci, Rafael e Miguel Ângelo.

Sem comentários: